Em andamento:

+ Pesquisa de pós-doc no Departamento de Artes Visuais da UDESC, Florianópolis, com apoio da CAPES. Busca investigar as relações possíveis entre agroecologia e as práticas site-specific em arte.

+ Professor colaborador no Departamento de Artes Visuais da UDESC, Florinanópolis.

+ Membro dos grupos de pesquisa PLACE e Diálogos entre Sociologia e Arte na Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.


Exposições e projetos:

Escrituras Sobrepostas - 18a Festival Videobrasil - SESC Pompeia - janeiro de 2014. A curadora Galciani Neves propõe uma intervenção no espaço expositivo da mostra, convidando 10 artistas para reescreverem legendas de obras de suas escolhas. O resultado foi exposto em blocos de papel, disponibilizados para o público. Selecionei a obra "Teoria das Bordas" da artista Lais Myrrha.  

Bases Temporárias para Instituições Experimentais - Museu da Gravura da cidade de Curitiba - 13 de março a 18 de maio de 2014. O projeto consiste em uma exposição formada a partir do material produzido em oficinas dadas por artistas e pensadores da arte. Tendo sido um dos artistas convidados, propus uma vivência de três dias na Barra do Turvo, região de cultivo agroflorestal no norte do Paraná, onde um grupo de 11 pessoas se dedicou a pensar e experienciar aspectos das práticas site-specific para além do campo da arte. Aprovado pelo Programa Rede Nacional FUNARTE/2013. Mais sobre o projeto: https://www.facebook.com/basestemporarias

Gr_ve - Com curadoria de Roberto Traplev, a exposição "reúne obras relacionadas à contestação, o luto, a revolta o sinistro e, em geral um certo estado de suspensão e reconstituição". Faz parte do Programa Laboratório Curatorial SP-Arte: 2 a 6 de abril de 2014 no Pavilhão da Bienal em São Paulo.  Participo com as obras sem título (iluzão), 2010, gravura em metal sobre papel, 40 x 60 cm + incômodo (still de filme), 2013, cartaz, impressão off-set (segunda edição de mil exemplares), 49 x 60cm. 
Mais info: GR_VE

A invenção do horizonte - Com curadoria de Cauê Alves, a exposição marca a abertura da sede da galeria portoalegrense Bolsa de Arte em São Paulo. Participo da exposição com o tapete Sulrealista, 2014, 160 x 90cm, borracha vulcanizada, além de uma série de três novas pinturas automotivas. A partir do dia 5 de abril. Rua Mourato Coelho, 790, Vila Madalena - São Paulo.

Fotografia Transversa - Com curadoria de  Adolfo Montejo Navas, a exposição comemora os 10 anos da Fundação Vera Chaves Barcelos no Rio Grande do Sul. Participo com a obra con-fio, cobre fundido, 1998-2014.  Mais informações: http://fvcb.com.br

+ Artistas educadores: um encontro - Com curadoria de Cristiana Tejo. Projeto aprovado pelo Programa Rede Nacional FUNARTE/2013. 14-16 de abril no Espaço Fonte, Recife.

O artista como intelectual público - Curadoria de Beto Shwafaty e Leandro Nerefuh. Projeto aprovado pelo Programa Rede Nacional FUNARTE/2013. Mais info: http://artistacomo.info/
20 a 22 de maio no espaço Pivô, São Paulo.

+ Ações Curatoriais - Como resultado do projeto de residência para curadores em Florianópolis, SC, a equipe envolvida organizou o Congresso Extraordinário da Fortaleza de Anhatomirim. Cinco artistas foram convidados a realizar uma intervenção no evento. Minha participação se deu com a obra Sucos Específicos (Ilha de Anhatomirim). Consistiu na fatura de sucos a base de frutas e folhas verdes que foram servidos para o público durante o congresso. O diferencial das bebidas é que continham - como um dos seus ingredientes - matos comestíveis encontrados na Ilha de Anhatomirim. A identificação das plantas aconteceu em colaboração com Jefferson Mota (Agronomia da UFSC) e os rótulos foram desenhados pelo artista Bil Lühmann.












Nenhum comentário: