[Anne Cartault d'Olive]

Programa de Exposições CCSP 2008

16 cenas

Cena 1: Um marchand conversa com um artista na frente de uma obra.

Cena 2: Corte.

Cena 3: Um pingüin disfarçado de dinossauro conversa com um dinossauro disfarçadode pingüin na frente de uma fotografia de um pingüin disfarçado de dinossauro.

Cena 4: Não são exatamente animais. Dinossauros nem existem e pingüins, paranós, são animais remotos, estranhos, distantes. É um jogo de máscaras. Cada um quer convencer o outro de que são um pouco parecidos. Cada um tenta se colocar no lugar do outro para conseguir o que quer. São os pequenos compromissos da vida.

Cena 5: As coisas são o que parecem. Até o momento em que se comportam de maneira diversa daquilo que era esperado. Até o momento em que experimentam. E rasgam.

Cena 6: Riso livre.

Cena 7: Há uma violência intrínseca ao encontro de dois outros.

Cena 8: Corte.

Cena 9: Um latido de cachorro conversa com um latido humano. Quem imita quem? Qual é o padrão? Quem obedece?

Cena 10: Corte.

Cena 11: A árvore não é exatamente uma árvore, é ficção e é realidade, com tronco de coqueiro, folhas de várias espécies diferentes, fotos de flores e galhos reais.

Cena 12: Trata-se de um processo de transposição, de deslocamento, a fim de que a deformação da situação original revele aspetos existentes para além desta. Somos ocidentais? O fícus e o coqueiro. Somos ocidentais? Era uma vez um coqueiro. Somos ocidentais? Há muito tempo, era um coqueiro.

Cena 13: Corte.

Cena 14: A história do burro e da cenoura, como se fosse um osso para cachorro, como se fosse a arte, ou o desejo de entrar no mundo da arte.

Cena 15: Corte.

Cena 16: Só me interessa o que não é meu.


texto escrito em colaboração:
Jorge Menna Barreto e Anne Cartault d’Olive


Nenhum comentário: