7a Bienal do Mercosul
Porto Alegre
16/10/2009







carta enviada a amigos e conhecidos que porventura escreverão sobre a 7a Bienal do Mercosul:


oi paula,

tudo bem?

escrevo para contar notícias sobre a minha participação na 7a bienal do mercosul e propor uma colaboração.

estive em contato com o curador geral, camilo yañez, desde o início do ano. mas só há poucas semanas que confirmaram minha participação no eixo curatorial do erick beltran.

nele, um grupo de artistas irá intervir nas mídias de divulgação da bienal: outdoors, jornal e posters. os artistas convidados então estão pensando em intervenções específicas para estes meios.

escrevo sobre a intervenção que planejo fazer no jornal e outros meios que veicularão textos produzidos a partir da bienal, pensando o discurso produzido sobre o evento como um possível suporte para a ação.

consiste na retirada de algumas letras destes textos jornalísticos e críticos já escritos, antes de serem publicados, para que formem um segundo texto. as letras subtraídas referem-se à expressão "máquina de comover".

em anexo tem uma imagem do que seria esta intervenção (ali, as letras estão riscadas, mas podem ser também recortadas, ou com underline embaixo de onde foram retiradas, como: circu_to ideoló_ico).

dê uma olhada em um texto que escrevi desta forma, embora neste caso as letras subtraídas não formassem um segundo texto como aqui:


http://forumpermanente.incubadora.fapesp.br/portal/.event_pres/simp_sem/semin-bienal/bienal-marcel/marcel30-doc/marcel30-conf01/?searchterm=harten%20jorge

uma referência para este projeto está em joão cabral de melo neto. para ele, sua maior influência foi le corbusier, mais do que qqr outro poeta, artista, crítico... é dele a expressão "máquina de comover" para caracterizar obras de arte, assim como "máquina de morar" para designar uma casa. joão cabral colocou esta expressão como epígrafe do seu livro "o engenheiro", e é daí que peguei . falo, também inspirado em joão cabral, que este projeto é uma "escrita pela subtração", que está muito relacionado a aspectos da poesia dele, de limpeza, síntese, corte, racionalidade, esvaziamento, e da materialidade da palavra; mas principalmente, de como o leitor se torna uma parte ativa na construção do enunciado, quando a subtração opera como uma provocação e um chamamento para o preenchimento, para a comoção (ação) ou para o como_ver, de um texto que não está dado visualmente, mas que é construído mentalmente, informado pelo seu contexto.

estou anexando a imagem que irá no outdoor em Porto Alegre, tb ligada às questões que coloco, assim como a de um dos meus dois posters, que se chama “Reposição”, tamanho A1 que será distribuído pela cidade e para o público.

copio o curador erick beltrán para que participe da nossa conversa.

tomara que vc tenha interesse e que a gente possa armar alguma coisa juntos.

gracias e
abraço,

jorge

www.jorgemennabarreto.com

TEXTOS JÁ PUBLICADOS

Ananda Carvalho

Nenhum comentário: